O paciente geralmente não percebe que sofre de glaucoma. Na maioria dos casos desenvolve-se lentamente, no transcurso de meses ou anos, sem ocasionar nenhum sintoma. O dano pode progredir com tantalentidão que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão. Em geral, a visão vai piorando até que lentamente começa a afetar o próprio centro do campo visual e se estabelece a cegueirapermanente.
Essa região reflete não apenas a presença de doenças oculares, como o glaucoma, mas também outros males como diabetes, distúrbios da tireóide e até câncer. Considerada uma das doenças maistraiçoeiras para a visão, o glaucoma precisa de atenção especial, se não for diagnosticado a tempo e tratado de forma adequada pode causar a morte gradual das fibras que formam o nervo óptico e nessafase mais avançada, pode levar a cegueira. Essa enfermidade atinge cerca de 4% da população acima dos 40 anos e é mais diagnosticada entre pessoas negras, portador de alta miopia.
“Dizem que o olho não mente”. Especialmente se for analisado por um oftalmologista e seus instrumentos especiais, o oftalmoscópio, permite ao médico examinar o interior da visão do paciente. Tudoaparece no fundo do olho, a região que fica entre o cristalino (espécie de lente atrás da íris) e a retina (a membrana de células sensíveis à luz e receptoras de imagens, localizada na parteposterior do olho). O fundo do olho é o único local do corpo humano em que os vasos sangüíneos são vistos diretamente. E qualquer alteração aí pode indicar um desequilíbrio.
Essas características são passadas geneticamente. Por isso todo cuidado é pouco. Filhos e irmãos de quem tem glaucoma devem ser também examinados com freqüência. Algumas doenças, como o diabetes einflamações oculares, traumatismos e cataratas avançadas, também podem gerar casos de glaucoma.
“O exame periódico para se checar a pressão dos olhos já é um passo importante na prevenção desta doença, mas não é o suficiente”. Novas tecnologias vêm sendo incorporadas em nossa rotina diária quepermitem detectar precocemente a doença. A tomografia de coerência óptica (OCT) permite aumentar cem vezes a retina e detectar perdas mínimas, antes invisíveis”, esclarece o médico.
Os sintomas são quase imperceptíveis, levando as pessoas à falsa crença de que estão saudáveis, mas podem se agravar bem rápido. Existem vários tipos de glaucoma. O crônico simples ou de ânguloaberto que representa mais ou menos 90% dos casos e costuma atingir pessoas acima dos 40 anos e, normalmente não apresenta sintomas. Quem tem familiares com a doença poderá apresentar maior risco dedesenvolver a lesão do nervo óptico. Já o glaucoma de ângulo fechado provoca aumento súbito da pressão ocular. Isso ocorre por conta do estreitamento do espaço entre a íris e a córnea, que impede apassagem do líquido do olho (humor vítreo). Doenças decorrentes de outras enfermidades, como o diabetes, são chamadas de secundárias e suas causas são infecções, inflamações, presença de tumores equalquer outro problema que interfira no fluxo do líquido do olho.
► Alexandre Pereira
Diretor da Suporte Diagnóstico em Oftalmologia
Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Professor do curso de especialização (Latus Sensu)
da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio)
Professor de especialização da Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário