segunda-feira, 14 de maio de 2012

Alternativas para tratar a hérnia de disco

Alternativas para tratar a hérnia de discoDr. Fabio Ravaglia
Existe um mito forte de que tudo que envolve a coluna vertebral é muito difícil de ser tratado ou que mexer na coluna não é bom porque a pessoa fica entrevada; sem falar em histórias sobre perda demobilidade. Muita coisa faz parte do passado. Dores nas costas são bastante frequentes, afetam 36% da população do Brasil, segundo estudo feito pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada àFiocruz. Uma série de problemas afetam a coluna e um deles é a hérnia de disco, um mal capaz de impedir tarefas simples, que atinge cerca de 2% da população mundial. Quem sofre com hérnia de discosabe que as dores são constantes. Mas há soluções.
Pesquisas constatam que 90% dos casos de dores nas costas são tratados com sucesso com fisioterapia, reeducação postural global, pilates, acupuntura, analgésicos e compressas, muitas vezes emtratamentos associados. Apenas 10% dos casos não se resolvem com tratamentos convencionais e são encaminhados para tratamentos cirúrgicos. A ortopedia avançou com técnicas diversificadas, inclusivecom cirurgias menos invasivas, sem incisão ou corte, que vão diretamente à região acometida pela doença, sem interferir nas áreas sãs. Há anos, são usadas técnicas modernas como artroscopia (um tipode endoscopia para avaliar ou solucionar uma série de doenças articulares de forma ambulatorial – sem internação –, com pouco desconforto pós-operatório), além das chamadas percutâneas ounucleoplastias, que permitem tratamento com radiofrequência para alguns casos. Há também uma novidade: um navegador cirúrgico, que realiza a intervenção quase que sem sofrimento para o paciente,indicado para portadores de hérnias de disco contidas dentro do anel fibroso, que apresentam dor na região lombar ou cervical, com irradiação para os membros. A medicina dispõe cada vez mais dealternativas para os diferentes casos. Cirurgias de coluna são indicadas por médicos especialistas, neurocirurgião ou ortopedista.
Hérnia é um elemento que se desloca de sua cavidade original. No caso da hérnia discal, as dores aparecem quando o núcleo pulposo do disco, uma espécie de gelatina que fica entre as vértebras, sai doanel fibroso e vaza para além dos limites fisiológicos normais. O núcleo se projeta rumo ao canal da medula ou para os vãos laterais, região da coluna na qual ficam raízes nervosas. A hérnia podeocorrer em qualquer uma das 33 vértebras e, dependendo da região da coluna, recebe o nome de cervical, dorsal ou lombar.
Diversos fatores podem causar uma hérnia de disco: má postura, sedentarismo, genética, obesidade, envelhecimento, traumas (esforços – atividade física sem supervisão ou carregar peso –, quedas,acidentes automobilísticos). Os sintomas são dor e rigidez na nuca, nas nádegas, nos ombros e na escápula, acompanhadas de formigamentos, alteração da sensibilidade e de reflexos da força. Emconsequência, o paciente pode apresentar dificuldade de movimentos, como andar e flexionar a coluna. O diagnóstico é feito por meio de exame físico de raio X, de ressonância magnética e, às vezes, detomografia computadorizada.
Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM-SP 54.294 e RQE 11.990/89)
Cirurgião ortopedista e traumatologista, Fabio Ravaglia é presidente, desde 2005, do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) – organização não governamental que tem a missão de difundir informaçõessobre saúde e prevenção a doenças, principalmente aquelas associadas à terceira idade, e que organiza o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, evento mensal que incentiva a atividade física econta com uma feira de saúde aberta à população para a realização de exames gratuitos. www.ortopediaesaude.org.br www.osso.org.br
____________________________________
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br
Visite a página da Printec Comunicação no Facebook
Eleni Rocha eleni.rocha@printeccomunicacao.com.br
Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
Tel: +55 11 5182 1806

Nenhum comentário:

Postar um comentário