quinta-feira, 10 de maio de 2012

Concessão onerosa do Complexo Expoville trará mais competitividade ao turismo de eventos e ...

Concessão onerosa do Complexo Expoville trará mais competitividade ao turismo de eventos e negócios de Santa CatarinaNo próximo dia 31, a Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Turística,vai receber as propostas para a licitação do Complexo Expoville, um dos maiores e mais tradicionais centros de eventos de Santa Catarina.
Tendo como exemplo experiências bem sucedidas em diferentes esferas da Administração Pública, a Prefeitura de Joinville optou pela concessão de direito de uso e exploração comercial, concomitante àexecução de obras de reforma e ampliação do equipamento público, que possui 209.081,71 metros quadrados.
Amparado pela Lei Geral de Licitações 8.666/93 e pela Lei 8.987/95, que trata das concessões de serviços, o processo licitatório da Expoville será realizado na modalidade concorrência, tipo maioroferta e melhor técnica, e concederá à empresa ou consórcio vencedor o direito de explorar comercialmente o complexo durante 25 anos. No decorrer desse período, o investimento mínimo será deR$34.258.357,47, conforme previsto em edital.
Cabe destacar que o direito à exploração comercial do complexo estará devidamente autorizado logo após a assinatura do contrato. Já ao final dos 36 primeiros meses de concessão, a empresaadministradora deverá ter concluído a construção do novo Centro de Convenções, bem como as obras complementares do Expoville (ampliação e reforma do Pavilhão Nilson Bender e do Megacentro WittichFreitag, do Moinho estilizado, da casa em estilo Enxaimel, do restaurante do lago, Parque de Lazer e urbanização do setor de negócios).
Para a diretora presidente da Fundação Turística de Joinville, Maria Ivonete Peixer da Silva, a reforma e ampliação do Complexo Expoville será um grande marco para o segmento de eventos e negóciostanto em Joinville, como em todo o Estado catarinense. “Com a reestruturação dos pavilhões e do Complexo Expoville como um todo, a nossa cidade será mais competitiva para a captação de grandeseventos, nacionais e internacionais, como feiras e congressos, que movimentarão ainda mais toda a economia local e estadual”,avalia.
Modernização e competitividade
De acordo com Maria Ivonete, a escassez de recursos públicos e a morosidade dos processos administrativos necessários para a manutenção e desenvolvimento da Expoville, são alguns dos fatores quejustificam a escolha pela concessão.
Não obstante, a atuação direta de empresas especializadas, pertencentes à iniciativa privada, garantirá ao Complexo Expoville melhor exploração do seu potencial comercial, bem como benefícios para acomunidade em geral, já que o espaço continuará pertencendo ao patrimônio da cidade e receberá benfeitorias destinadas ao uso público.
A Fundação Turística também espera que os projetos apresentados pelas empresas
concorrentes possam trazer novas possibilidades em relação aos idealizados pela Prefeitura de Joinville.
“As obras descritivas do projeto do Complexo Expoville foram elaboradas pelo IPPUJ (Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville), mas as empresas participantes da licitaçãopoderão desenvolver os seus projetos técnicos. Acreditamos ter boas surpresas nas propostas”, comenta Maria Ivonete.
O Complexo Expoville
Primeiro local de Joinville destinado a feiras e eventos de grande porte, o Pavilhão Nilson Bender, conhecido como Expoville, foi inaugurado na década de 70, com área de seis mil metros quadrados ecapacidade para receber até 20 mil pessoas.
Em 2006, o complexo foi ampliado com a construção do Megacentro Wittich Freitag, um novo espaço para atender à demanda de grandes feiras e eventos, que ressalta o forte perfil econômico dacidade.
Além das amplas instalações, o Complexo Expoville destaca-se por estar localizado na maior cidade de Santa Catarina e situado de forma estratégica entre as capitais Florianópolis (SC) e Curitiba(PR), às margens da BR-101.
O centro de eventos é favorecido, ainda, pela rede hoteleira de Joinville, qualificada nacional e internacionalmente; pela presença de três aeroportos (Joinville, Navegantes e Curitiba) num raio de200 quilômetros; bem como pelo forte potencial do turismo de eventos e negócios da cidade.
A viabilização da Parceria também representa uma importante conquista para o prefeito de Joinville, Carlito Merss: “É um caminho sem volta e Joinville só tem a ganhar. Profissionalizaremos o segmentode eventos e negócios, que já é forte na cidade. Além disso, atrairemos novos investidores, serviços e profissionais”, enfatiza.
A agenda anual do Complexo Expoville conta com eventos de repercussão internacional, como a Festa das Flores, que acontece sempre em novembro e recebe turistas de diferentes partes do Brasil e domundo.
O edital completo da licitação do Complexo Expoville está disponível no site www.joinville.sc.gov.br.
Informações:
Graziella Marques Bilá
Jornalista – DRT 4799-PR
(47) 3453-2663 / 8496-9802
imprensa@turjoinville.com.br
www.turjoinville.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário