sexta-feira, 18 de maio de 2012

ESTAMOS PREPARADOS PARA VENDER PARA OS GRINGOS?

Ser um bom vendedor já não é tarefa simples e quando se trata de atender pessoas com idiomas e culturas diferentes fica ainda mais complicado. Na expectativa da Embratur, durante a Copa de 2014 BeloHorizonte deve atrair mais de 190 mil turistas estrangeiros e 430 mil brasileiros. Além do domínio do inglês, o desenvolvimento da comunicação não-verbal é uma das grandes ferramentas que podemampliar nosso o potencial de vendas para esse público.
Quem se propõe a vender precisa entender o produto e reconhecer verdadeiramente os seus benefícios. A partir de conceitos de Programação Neurolinguística (PNL) está provado que evidenciamos nossosjulgamentos e propósitos durante o contato com o outro. E no caso do turista estrangeiro isso fica ainda mais claro, já que a nossa linguagem corporal predomina. Ela representa mais de 80% dacomunicação.
Uma dica importante é exercitar a empatia. Se colocar no lugar do cliente, tentar descobrir suas necessidades, o que valoriza e como está se sentindo é essencial. Ele percebe seu esforço e sente maisconfiança.
Outro ponto é nunca julgar pela aparência. Um dos grandes enganos dessa área de vendas é criar uma opinião errada sobre o cliente. O vendedor perde oportunidades únicas ao fazer um pré-julgamento deque uma pessoa não terá condições de entender ou que não se enquadra em determinado perfil de consumo.
Por isso, a habilidade da observação é um ponto estratégico para os profissionais que vão trabalhar na venda para os gringos. Cada cliente um tem uma forma diferente de captar as informações, algunssão mais sinestésicos, priorizam o conforto, precisam experimentar, sentir a qualidade. Existem aqueles mais auditivos, que escutam atentamente as palavras, sons e comentários. Outros podem ser maisvisuais, querem “ver para crer”, primam pela estética, observam os detalhes. Saber identificar essas características predominantes no momento da venda é uma competência que pode ser adquirida comestudo e treinamento e coloca o vendedor em um patamar de segurança para enfim mostrar, da melhor maneira, as vantagens do seu serviço ou produto.
No momento em que se está atento ao cliente, certamente o comprador também observa o vendedor. A fala e a desenvoltura corporal precisam estar conectadas e ter fluidez para que as intençõestranspareçam. A partir de estudos da neurociência e da PNL foram estabelecidos modelos de comunicação verbal e não verbal. Com técnicas e muito estudo é possível passar mais segurança e entrar emsintonia com o cliente, para enfim fechar as vendas.
Já que vamos receber tantos estrangeiros na capital mineira é importante nos prepararmos com bons cursos disponíveis no mercado e o quanto antes melhor. Isso porque é uma habilidade adquirida emlongo prazo com treinamento e muita persistência.

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