terça-feira, 8 de maio de 2012

Plasma de Argônio Endoscópico – Nova opção para pacientes que reganham peso após ...

Plasma de Argônio Endoscópico – Nova opção para pacientes que reganham peso após cirurgia bariátricaNo mundo, de acordo Organização Mundial de Saúde (OMS), há mais de um bilhão de adultos comsobrepeso e 300 milhões com obesidade. A obesidade é uma doença crônica que afeta cerca de 18% das mulheres e 13% dos homens no Brasil. Isso representa cerca de 19 milhões de habitantes, sem contaros mais de 50% de brasileiros com sobrepeso, segundo pesquisa encaminhada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) em 2007.
Nos Estados Unidos, cerca de dois terços dos indivíduos são obesos ou têm excesso de peso , um em cada três norte-americanos é considerado obeso, e a outra terça parte sofre de excesso de pesocrônico. Em geral 31% dos homens e 35% das mulheres sofrem de obesidade e apenas 1% destes têm acesso à cirurgia bariátrica. O Brasil, por sua vez, realiza em média 60 mil cirurgias bariátricas porano. Sabidamente 10% destes pacientes reganham peso ao passar dos anos. Então, ao ano, são dois a seis mil obesos que voltam a engordar e a apresentar toda a gama de doenças associadas à obesidadecomo diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (aumento do colesterol e triglicerídeos), apneia do sono, artropatias (doença das articulações) e sem contar a baixa auto-estima e problemaspsicológicos ou psiquiátricos.
De volta à obesidade - Devemos levar em consideração os motivos pelos quais os pacientes reganham peso. Os maus hábitos dietéticos como a ingesta abusiva de doces e álcool, o sedentarismo, a escolhainadequada da técnica cirúrgica e o rápido esvaziamento dos alimentos do novo estômago pela dilatação ou confecção maior da anastomose gastrointestinal (costura entre o estômago novo e o intestinodesviado) devem ser investigados. Uma boa conversa com o paciente, avaliação nutricional e psicológica ou psiquiátrica no pré-operatório, bem como o incentivo à atividade física e aos retornos com aequipe multidisciplinar são de fundamental importância para evitar o insucesso da cirurgia bariátrica. Com relação à anastomose gastrointestinal (junção cirúrgica entre segmentos do intestino),várias técnicas para redução do seu calibre vêm sendo tentadas, porém sem muitos resultados animadores. Quanto maior o calibre desta anastomose, mais rápido o esvaziamento gástrico e consequentementemaior a ingesta alimentar. O contrário é verdadeiro, ou seja, quanto menor o diâmetro desta “saída” do novo estômago operado, mais lento será o esvaziamento gástrico e mais precoce será a saciedadealimentar do paciente.
Uma nova modalidade de procedimento endoscópico que visa reduzir o diâmetro da saída do estômago operado em pacientes já submetidos à cirurgia bariátrica e que estão reganhando peso, vem sendodesenvolvido pelo Serviço de Endoscopia do Hospital VITA Batel – Endobatel. Trata-se da fulguração (coagulação) com plasma de argônio. O plasma de argônio ganhou importância no campo da endoscopiadigestiva desde a década passada. Esta técnica promove uma termocoagulação da mucosa da anastomose gastrointestinal e consequentemente uma redução do seu calibre. Com isso, o esvaziamento gástrico éretardado e a saciedade alimentar do paciente torna-se mais precoce.
O procedimento é ambulatorial, ou seja, o paciente recebe alta logo após despertar da sedação que é realizada sob a supervisão de um médico anestesiologista. São realizadas no mínimo três sessões comintervalo de seis a oito semanas entre cada uma delas. Os resultados iniciais são animadores, porém o paciente deve ser encorajado a realizar atividade física e acompanhamento psicológico.
A vantagem de tudo isso é que o procedimento é minimamente invasivo, não necessitando de outra cirurgia; praticamente isento de riscos e completamente bem tolerado pelos pacientes. A ideia é que istose torne mais uma arma no vasto arsenal terapêutico disponível no auxílio do número cada vez maior de obesos em todo mundo.
Dr. Giorgio Baretta, cirurgião bariátrico e endoscopista do Hospital VITA Batel

Nenhum comentário:

Postar um comentário