A Prefeitura de Jaboticabal continua investindo na melhoria da saúde pública. A Secretaria de Saúde entregou, nesta quinta-feira (10), uma nova unidade de saúde básica. O Centro Integrado deAtendimento à Família - CIAF VII, atenderá os moradores do Conjunto Habitacional Ulysses Guimarães, Jardim Boa Vista, Residencial Jaboticabal, Jardim Perina e SANBRA. O investimento foi de R$ 347mil.
O prefeito José Carlos Hori reforça que a revolução na saúde pública foi fortalecida com o projeto VIDA. “São ações planejadas: já entregamos vários projetos e obras. E, em breve, vamos entregar ummoderníssimo Pronto Socorro (a UPA) e uma Unidade da Mulher”, informa. “O CIAF VII é uma nova conquista. Atenderá essa região com a Estratégia de Saúde da Família. É o médico indo até a família,conhecendo cada de uma forma muito mais especial”, comemora.
Hori também reforçou o trabalho complementar ao Saúde da Família, o SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar. “É um belo o trabalho. Nossa equipe vai até a casa das pessoas acamadas, fazem curativos,trocam a sonda. Dá amparo, proteção, carinho e o melhor: perto da família. Essa é a melhor forma de cuidar de quem precisa de proteção”, finaliza.
David Eduardo Bento, Rita Alves e Pedro Souza e Silva, moradores do Conjunto Habitacional Ulysses Guimarães, comemoraram. “Veio em uma boa hora. Vai ajudar muito toda a comunidade e, com o Saúde daFamília, será ainda melhor. São médicos treinados e muito atenciosos”, informa Bento. “Tenho um filho especial e tinha que levá-lo para outro bairro. Agora ficou uma maravilha! Estou feliz por teresse atendimento”, completa Souza e Silva.
Segundo a secretaria de Saúde, Sônia Ferri, os agentes de saúde já mapearam 1.200 famílias da região, que terão atendimento acompanhado pela a nova equipe. “Nesta região teremos duas equipes paraatender toda essa demanda”, explica.
A unidade VII ganhou sala de espera, sala de atendimento, arquivo, sanitários adaptados para funcionários e para uso público, três consultórios, um deles ginecológico e consultório odontológico. Alémde almoxarifado, copa, DML (depósito de materiais de limpeza) e salas de esterilização.
O VIDA é desenvolvido por etapas, divididas de forma a valorizar e atender bem cada etapa da vida. Ao todo, são oito módulos que unificam todas as áreas técnicas da secretaria, de forma eficaz.
Ações do VIDA – Desde sua implantação, o projeto VIDA já entregou obras importantes, como o Centro de Referência em Infectologia “Silvio José Scarpa” (DST/AIDS), o CIAF VII, a Casa Amor (emBarretos), um laboratório de prótese dentária e a Unidade de Saúde da Família. Está em andamento a construção de uma moderna UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e uma Unidade de Saúde daMulher.
Também foi criado o Programa de Saúde da Família (PSF), o CAPS (atendimento psiquiátrico) e os coordenadores para cada CIAF. A Secretaria realizou, neste ano, conferências municipais para ouvir asnecessidades e sugestões da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário