Rio de Janeiro tem surto de hepatite A
Jaime Rocha, infectologista do Laboratório Sergio Franco Medicina Diagnóstica, é quem dá orientações sobre a doença
Um surto de hepatite A em três bairros de Mangaratiba, na Costa Verde, litoral sul fluminense, foi confirmado neste mês pela Secretaria de Estado de Saúde. De acordo com Jaime Rocha, infectologistado Laboratório Sergio Franco Medicina Diagnóstica, a hepatite A é contraída por infecção fecal-oral, principalmente decorrente de alimentos mal lavados e água contaminada. Rocha, que também éespecialista em Medicina do Viajante, recomenda que as pessoas que tenham viagem programada para as áreas de risco tomem a vacina no mínimo duas semanas antes de embarcar.
O especialista relata que a hepatite A costuma ser um pouco mais leve nas crianças e mais grave nos adultos, podendo até levar a óbito. O quadro típico apresenta náusea e vômito, mal-estar, febre,perda de apetite, fezes mais claras e um amarelão no corpo e nos olhos. Já a hepatite B é transmissível pelo sangue ou sexualmente.
O infectologista explica que existem três opções de imunização. A primeira é a vacina apenas para a hepatite A, com duas doses, intercaladas num período de seis meses a um ano. Com a segunda dose, apessoa adquire a imunidade definitiva. A segundo opção é a vacina somente para a hepatite B. São aplicadas três doses, com intervalo de um mês e seis meses. Para as crianças, esta vacina faz parte docalendário do governo. A terceira opção é a vacina que contempla a hepatite A e B conjuntamente. São recomendadas três doses, no mesmo intervalo da vacina contra hepatite B. As vacinas sãointramusculares e podem ser aplicadas no braço, nádegas ou coxa.
Sobre o Sergio Franco Medicina Diagnóstica
O laboratório Sérgio Franco foi criado em 1940, no Rio de Janeiro, e hoje, tem mais de 90 unidades no Estado do Rio de Janeiro, com capacidade para realizar mais de 3.000 tipos de exames de análisesclínicas. Os serviços altamente qualificados e a entrega de diagnósticos precisos renderam ao laboratório importantes certificações que atestam sua confiabilidade, como a ISO 9001 – o Sérgio Francofoi o primeiro laboratório do Rio de Janeiro a recebê-lo. Também é o laboratório brasileiro que mais publicou trabalhos no AACC, congresso na área de medicina diagnóstica laboratorial mais importantedo mundo. Pensando na comodidade de seus clientes, o laboratório tem serviço de atendimento domiciliar, 24 horas por dia. Em 2011, as duas marcas de diagnóstico preferidas pelos médicos, SérgioFranco e CDPI – Clínica de Diagnóstico por Imagem – se uniram para disponibilizar, em algumas unidades, além da gama completa de exames de análises clínicas, exames de imagem de alta complexidade,com equipamentos de tecnologia de última geração, em um só lugar. Para mais informações: www.sergiofranco.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário