mantém ritmo de crescimento do volume de produtos consumidos, que indica
um potencial ainda a ser conquistado
O Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) apresentou os resultados das vendas do setor no ano de 2011. Mesmo com as restrições que os mercados enfrentaram, commedidas antiinflacionárias e defasagem cambial, o setor registrou elevação das vendas em termos totais.
O fechamento do ano apontou aumento de 13,5% no faturamento do setor em relação a 2010, totalizando US$ 5,12 bilhões, ante aos US$ 4,51 bilhões registrados no ano anterior. Esse crescimento dofaturamento, em dólar, ainda refletiu o real valorizado, fato que não deverá acontecer em 2012, visto que já há uma recuperação do dólar em relação ao real. O montante do faturamento corresponde a1,495 bilhão de litros de tintas, consumo que cresceu 2,5% em comparação a 2010 - abaixo das expectativas do mercado como um todo, mas que manteve as taxas positivas de evolução do setor nos últimosanos.
Outro dado significativo é que o crescimento dos negócios motivou a elevação das taxas de emprego formal na indústria de tintas e vernizes, atingindo 19.202 trabalhadores, um aumento de cerca de 2,7%sobre 2010. “Estes resultados acompanham o desenvolvimento da indústria como um todo, que sentiu os efeitos da crise financeira europeia e as pressões cambiais, uma vez que muitos insumos sãoimportados ou acompanham as variações do mercado internacional”, afirma Airton Sicolin, assessor da diretoria do Sitivesp.
Segmentos em destaque
Mais uma vez o segmento de tintas imobiliárias foi o que apresentou o maior índice de crescimento. Foram consumidos 1,119 bilhão de litros de tintas – 3,3% a mais do que em 2010. O consumo de tintaspara repintura automotiva alcançou 52 milhões de litros, volume próximo ao registrado pelo segmento de tintas automotivas (direcionadas a montadoras), com 51 milhões de litros: 1,9% e 2% decrescimento, respectivamente.
O segmento de tintas para indústrias em geral também apresentou números positivos. Setores que englobam as áreas de eletrodomésticos, móveis, autopeças, naval, aeronáutica e tintas de manutenção,entre outras, utilizaram 176 milhões de litros de tintas, volume 1,1% superior ao de 2010. O segmento de tintas para impressão foi o único que apresentou retração no consumo, com índice 3% negativoem comparação ao ano anterior e que correspondeu a 97 milhões de litros.
Para Sicolin, os resultados refletem a queda da atividade econômica ocorrida em 2011, depois de um ano 2010 acima de todas as expectativas. No entanto, demonstram o potencial ainda a ser conquistadoe o quanto o setor de tintas e vernizes tem a crescer.
Ações como cortes nas taxas de juros, ampliação das linhas de crédito e obras ligadas ao PAC –; Plano de Aceleração do Crescimento; Programa Minha Casa, Minha Vida; Copa do Mundo de 2014 e asOlimpíadas de 2016 representam grandes estímulos para isso. De acordo com as projeções do Sitivesp, as vendas de tintas e vernizes deverão crescer em torno de 4% em 2012.
Números do setor
(Veja a tabela completa no Site Via Pública Comunicação, no link Sala de Imprensa > Sitivesp > Imagens)
Perfil Sitivesp
Fundado em 1941, com o objetivo de representar legalmente as indústrias paulistas de tintas, o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), apesar de ter baseestadual, possui hoje reconhecimento nacional, devido às ações desenvolvidas em prol não apenas de suas associadas, mas em defesa do mercado de tintas como um todo.
Atualmente, o Sitivesp reúne 62 empresas associadas - entre pequenos, médios e grandes fabricantes de tintas dos segmentos imobiliário, automotivo, industrial e gráfico, entre outros - querepresentam cerca de 80% de toda a produção nacional de tintas.
Participando ativamente de todas as questões relevantes para o setor, desde a sua criação, o Sitivesp é reconhecido como uma entidade pró-ativa, que se antecipa às necessidades do mercado e, porisso, suas ações visam à integração da cadeia produtiva e a ampliação do consumo de tintas. Através de seus departamentos e comissões, fornece informações e subsídios necessários para que as empresasdo segmento atuem no competitivo mercado de tintas.
SITIVESP
Telefone: (11) 3262-4566
www.sitivesp.org.br
Informações para imprensa:
Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255 - 8540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150 - 9642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 - 9950.6687 - ines@viapublicacomunicacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário