quinta-feira, 17 de maio de 2012

Hospital de Curitiba oferece programa de reeducação alimentar para colaboradores

Colaboradores do VITA Curitiba, que estejam acima ou abaixo do peso ideal, têm a chance de participar de uma ação de reeducação alimentar proposta pelo hospital. O programa “VITA Na Medida Certa”seleciona dois participantes ao mês, que recebem, de quatro semanas a oito meses, refeições com quantidades proporcionais às metas individuais de cada um. A iniciativa começou há quatro meses e jáatendeu 12 colaboradores, com perda média de 6 kg durante o tempo de participação entre os que tinham como objetivo perder peso.
Segundo a nutricionista responsável pelo programa, Thereza Emed, o hospital oferece aos colaboradores café da manhã, dois lanches e almoço, além de shake para o jantar e cardápio saudável eindividual para as refeições do fim de semana. “Os participantes selecionados também passam por avaliação individual com psicóloga, médico do trabalho e nutricionista”, afirma a especialista. Therezaexplica que a equipe da psicologia faz um acompanhamento dos participantes em grupo, a cada 15 dias, e que as pesagens são semanais.
Para se inscreverem, os colaboradores do VITA Curitiba precisam estar com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 kg/m², número superior ao peso ideal, ou abaixo de 20 kg/m², menos do que éaconselhado. Outro critério é ter algum tipo de doença relacionada ao excesso de peso.
Mais informações:
Obesidade - Caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que traz prejuízos à saúde do indivíduo. Há vários fatores que contribuem para a obesidade, relacionados à genética e a hábitosde vida. Dentre as doenças que estão associadas à obesidade estão o diabetes tipo 2, hipertensão arterial, colesterol elevado, entre outras.
Um levantamento do Ministério da Saúde, realizado entre 2006 e 2009, revela que a proporção de pessoas com excesso de peso subiu de 42,7% para 46,6% no Brasil. Já o percentual de obesos cresceu de11,4% para 13,9% no mesmo período.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) projetou que em 2005 o mundo teria 1,6 bilhão de pessoas acima de 15 anos de idade com excesso de peso e 400 milhões de obesos. A projeção para 2015 é ainda maispessimista: 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos. Indicando um aumento de 75% nos casos de obesidade em 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário