Com mais de 37 mil acessos e mais de 500 notícias produzidas em menos de um ano, o Portal Facopp (unoeste.br/facopp), da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (SP), cumpre umimportante papel acadêmico ao oferecer um espaço laboratorial de pesquisa e prática do jornalismo online.Nesta quarta-feira, dia 9 de maio, o veículo completa um ano de existência.
A área do jornalismo online é relativamente nova dentro da academia e segundo a coordenadora do projeto, Carolina Costa Mancuzo, o Portal Facopp apresenta-se no cenário nacional como um centro ondeas pesquisas em torno da linguagem e dos formatos online podem ser experimentadas e aplicadas em tempo real. “O portal é voltado ao estudo do jornalismo online, sobretudo na observação, reflexão ecriação de procedimentos que otimizem a produção jornalística digital.” De acordo com ela, após um ano de atividade, a tarefa agora é sistematizar os dados gerais obtidos com as experiências práticase trabalhá-los dentro do meio científico. “A produção de artigos e presença em congressos da área são objetivos fixos a partir de agora.”
Ainda assim, segundo a professora Carolina Mancuzo, embora se configure como um produto laboratorial de pesquisa, ele já ultrapassou algumas fronteiras. “Trata-se de um produto jornalístico interno,mas que também atende a uma comunidade ligada ao nosso foco que é a comunicação e as áreas de Jornalismo e Publicidade. O portal é então, uma extensão da faculdade e a comunidade prudentina se servedele também”, explica Mancuzo.
Os números de audiência do Portal refletem esta condição. “O Portal Facopp é um laboratório de jornalismo online, mas para os estagiários não faz sentido que ele esteja apenas restrito ao mundo dafaculdade. Desta forma, além de informações sobre a rotina da Facopp, ele também mergulha no próprio campo da comunicação e atinge todas as pessoas interessadas na comunidade prudentina”, explica acoordenadora geral do portal, professora Carolina Costa Mancuzo.
De acordo com a ferramenta de medição de audiência Google Analytics, o Portal Facopp atingiu no início do mês de maio o número de 37.591 acessos, sendo destes 11.191 de visitantes únicos. Os númerostambém apontam que a produção do veículo no período de um ano chegou a mais de 500 notícias, pouco mais de uma por dia. “Em jornalismo online isto é fundamental. Esta agilidade é proporcional aosucesso no número de acessos porque o internauta dá preferência sempre para sites e portais que são atualizados constantemente”, diz Carolina Mancuzo.
Estrutura e Criação – O Portal Facopp surgiu no ano de 2010 quando os ex-alunos Aline Fernanda Martins de Souza, Édson Trombeta de Oliveira, Elis Mungo Santos, Gabriela de Araujo Correia e GeisianeCabrera Gazola, sob orientação da professora Carolina Mancuzo, tiveram a ideia de criar, via Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um veículo que pudesse unir todos os trabalhos produzidos pelosestagiários nos sete laboratórios da Facopp: TV Facopp Online, Web Rádio Facopp, Agência Facopp, Assessoria de Imprensa, Fotografia, Publicações Jornalísticas Empresariais para o terceiro Setor, alémdo Núcleo de Extensão Universitária e Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação.
O portal ainda foi pensado para agregar conteúdo noticioso da própria faculdade e da área de comunicação em geral. Também é possível observar várias seções com foco em serviços. Navegando peloportal, o internauta tem acesso a Biblioteca da Unoeste, acessa sua grade curricular, vagas de estágio disponíveis, eventos culturais e ainda pode conhecer e ter acesso aos contatos dos professoresque fazem parte do corpo docente e coordenação.
Estágio - Todo este conteúdo do Portal Facopp é produzido por estagiários do curso de Jornalismo que vivenciam na prática o aprendizado obtido dentro das salas de aula. Ao longo de seu primeiro anono ar, já passaram pelo programa de estágio 18 alunos, somando quatro equipes. Atualmente a turma que abastece diariamente o Portal Facopp, conta com seis estagiárias.
Taís Nicoletti, que participa pelo segundo semestre seguido do programa de estágio, diz que a experiência atinge diversos objetivos. “O Portal é o cartão de visitas da faculdade, ele abre as portaspara os novos alunos, apresenta o que acontece de novo para a comunidade acadêmica, além de ser um site que abriga as atividades de sete laboratórios da Facopp. Se você quer conhecer a Facopp, deveobrigatoriamente passar pelo Portal.” É o caso dos alunos Carla Nespoli e Charles Chagas, do 1º termo de Comunicação Social noturno, que utilizam o Portal para conhecer mais sobre o funcionamento docurso. “E também na busca de assuntos relacionados à área da comunicação em geral”, diz Nespoli.
Já para Ricardo Milano, aluno do 5º Termo de Publicidade e Propaganda, a agilidade na divulgação e a atualização constante das notícias são dois fatores importantes para ele que já é veterano eacessa o portal diariamente. “Eu acesso o Portal para saber o que está acontecendo na faculdade. O que mais gosto é a agilidade, todos os dias tem uma notícia nova que interessa a nósestudantes”.
Serviço – O conteúdo do Portal Facopp pode ser acessado pelo endereço: www.unoeste.br/facopp Nesta quarta-feira (09/05), dia de aniversário do Portal Facopp, haverá uma cerimônia de comemoração comoparte das atividades do dia na 17ª Semana de Comunicação da Facopp, que acontece no Anfiteatro Azaleia, no campus II da Unoeste. O evento tem início às 19h30.
OUTRAS INFORMAÇÕES E ENTREVISTAS
Carolina Costa Zaccolaro Mancuzo
Coordenadora de Jornalismo da Facopp
Fones: (18) 3229-2062 ou (18) 9621-0160
e-mail: carolina@unoeste.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário