Toda mãe diz que o amor pelos filhos é incondicional, mas e quando esse amor passa dos limites e sufoca os filhos? Segundo o especialista em Comportamento Humano e Gerenciamento do Estresse, NetoPucci, da J. Pucci Comportamento, muitas mães confundem o amor materno com o sentimento de posse e criam adultos inseguros, ansiosos, depressivos, acomodados e/ou com forte dependência emocional efísica. “Um adulto que cresce em um ambiente blindado, superprotegido pode apresentar alguns desses problemas que podem se transformar em patologias”, alerta.
De acordo com Pucci, sentimentos como posse e o medo da perda costumam resultar em atitudes que privam a liberdade e o desenvolvimento dos filhos. As atitudes são diversas, mas as mais comuns são:impedir que a criança ou adolescente faça as próprias escolhas, impedir que estude longe de casa, não permitir que o filho trabalhe, não conversar ou punir o filho quando este comete um erro, assumiras consequências pelos erros dos filhos, ser condizente com irresponsabilidades e projetar a própria vida no filho.
O especialista explica que existe até mesmo uma nomenclatura psicológica para uma das situações que mais sufocam os filhos: ninho vazio. “Algumas mães têm medo de que o filho amadureça e se torneautossuficiente. Elas acham que não vão conseguir sobreviver ao ninho vazio e um dos principais fatores que influencia esse comportamento é o conflito interno em relação ao seu papel de mãe”, dizPucci.
Algumas mães até percebem que estão passando dos limites, mas o medo de “perder” o filho é maior. “Muitas mães confundem proteção com amor. Proteger é algo natural e é preciso atenção para não criaruma zona de conforto para o filho. O importante é direcionar a criança ou adolescente e mostrar o certo e o errado e não viver a vida dele, tomando decisões por ele. A criança ter uma decepção nãosignifica que a mãe a ame menos. As mães não podem privar os filhos de fazerem suas próprias escolhas em nome de um amor ‘irreal’”, argumenta Pucci.
[+] Informações sobre a J. Pucci
Há mais de 10 anos no mercado, a J.Pucci visa a aplicação de orientações práticas e atuais para o aumento da produtividade e lucratividade de empresas através de consultoria, treinamentos e workshopsque buscam explorar ao máximo a capacidade de cada colaborador e a melhora da qualidade de vida.
A empresa é dirigida por Neto Pucci, especialista em comportamento humano e Gerenciamento do Estresse pela International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR). Também é autor do livro“Desprogramando seu Estresse”, publicado pela editora Staff.
J.Pucci Comportamento
www.jpucci.com.br
Av. Esther M. Camargo, 256, Sala 04, Jd. Santana, Campinas/SP
Fone: (19) 3256-4020
Informações para a Imprensa:
StatusCom Assessoria
11 3729-5220
Nenhum comentário:
Postar um comentário