Toda mudança de estação é a mesma coisa: sem muita segurança na previsão do tempo, as pessoas acabam passando muito frio ou muito calor. Especialmente em Curitiba, a mudança de clima pode acontecermais de uma vez no mesmo dia. Neste caso, além das muitas roupas que costumam aparecer tanto nas mãos quanto vestidas nas pessoas, é preciso dar uma atenção especial aos projetos de ambientes que têmmuita influência sobre a sensação térmica ao longo do dia. “Não se pode evitar o frio ou o calor”, afirma a arquiteta Gisela Carnasciali Miró, “mas podemos amenizar o impacto do clima nos ambientesse o projeto considerar estas alterações”.
E se engana quem pensa que os aquecedores e ares-condicionados são as únicas formas de esquentar ou esfriar uma casa ou um apartamento. A principal dica de Gisela é “pensar nas aberturas, como portase janelas, como pontos estratégicos em um projeto”. A arquiteta afirma que elas devem ficar voltadas para o sol da tarde – o mais quente – com a intenção de aquecer os ambientes para as noites frias.Da mesma forma, o local das janelas deve ser pensado para fazer ventilar o ar, para não gerar um problema no verão.
No caso específico de Curitiba, um fator pouco previsível são as chuvas, que também devem ser consideradas. Prever ambientes cobertos, como áreas de lazer e áreas de acesso às casas é muitoimportante. Isto além de cobrir varandas e jardins, que permitem com que as pessoas usufruam mais dos espaços abertos ao longo do ano.
Outros detalhes costumam passar despercebidos, mas também influenciam na percepção de frio ou calor em um espaço. Alguns tecidos de sofás, por exemplo, podem reter calor e torná-los desconfortáveis.Outros materiais como o couro podem suar e também torná-lo desagradável a quem utiliza. Mesmo as lâmpadas acabam tendo relação com a temperatura dos locais: “algumas lâmpadas esquentam o ambientequando acesas, como as dicróicas, já as de LED ou frias não têm este efeito”, explica Gisela.
Para ambientes já finalizados, a tecnologia tem sido um aliado na hora das rápidas mudanças clima: além de além de pisos térmicos, modelos de lareiras a álcool têm se mostrado uma boa saída paraesquentar os cômodos. Recursos como mantas nas salas e cobertores nos quartos também ajudam a tornar os ambientes mais quentes e confortáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário