Para celebrar o vigésimo aniversário do Blue Planet Prize, a Asahi Glass Foundation, organização japonesa sem fins lucrativos, realizará uma coletiva de imprensa no dia 17 de junho, às 14 horas, paraanunciar os vencedores de 2012.
O evento acontecerá no Pavilhão do Japão, que fica dentro do Parque dos Atletas, na conferência da Rio + 20. O prêmio foi criado em 1992, tendo seus primeiros vencedores divulgados durante a IIConferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, a Rio 92.
O Blue Planet Prize é dado a indivíduos ou organizações do mundo inteiro como um reconhecimento à excelência alcançada em pesquisas científicas e em sua aplicação na busca de soluções para problemasambientais globais. Cada vencedor recebe um certificado de mérito, um troféu comemorativo e um prêmio de 50 milhões de ienes. O professor José Goldenberg foi escolhido em 2008 como o primeiro e, atéagora, único sul-americano a receber o prêmio pelas suas contribuições na área de implementação de políticas energéticas no Brasil.
Como os vencedores são escolhidos
Um total de 700 pessoas do Japão e 600 de outros países indicaram 98 candidatos. Os campos de atuação dos candidatos foram ecologia (24), ciências da terra e da atmosfera (23), desenvolvimento depoliticas econômico-ambientais (14) e áreas integrando várias especialidades (12).
Os candidatos representaram 24 países; e 8 deles (10% do total) vieram de países em desenvolvimento.
Para mais informações:
Veronica Marques – veronicamarques@gmail.com
Sandra Sinicco – sandra@grupocasa.com.br
Joice Viana – joice@grupocasa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário