A medicina vem se aperfeiçoando a cada dia, seja em pesquisas clínicas na área, seja em técnicas de tratamentos. Por isso, médicos e especialistas de áreas afins devem manter-se atualizados todo otempo para acompanhar cada novidade.
Em Uberlândia, foi realizado pela primeira vez, pelo cirurgião bariátrico Luis Augusto Mattar, da LEV – Centro Avançado de Controle de Peso, uma cirurgia minimamente invasiva, pioneira na cidade e aprimeira fora de ambiente universitário, no Triângulo Mineiro. Com uma única incisão no umbigo o médico retirou uma vesícula.
A técnica, chamada de single port (acesso único), consiste na colocação de um portal através de uma incisão. Por essa “porta única” são inseridos os instrumentos necessários para a realização dacirurgia. “Atualmente, o portal único está indicado para procedimentos de retirada de algum órgão, por exemplo, a cirurgia de vesícula, cirurgias de retirada de intestino grosso e algumas técnicas decirurgia bariátrica”, explica o médico.
De acordo com o especialista, essa nova técnica trás diversos benefícios aos pacientes. “Os benefícios estão associados à potencial eliminação das complicações associadas à cirurgia convencional,menos dor pós-operatória, menor inflamação, recuperação mais rápida do paciente e o tempo de permanência hospitalar reduzido, sem contar os benefícios estéticos”, afirma.
A expectativa do cirurgião é que seja possível realizar a técnica também em cirurgias bariátricas. “Com uma cirurgia mais minimante invasiva, é possível causar menos agressão ao organismo dopaciente”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário