O livro Práticas de Empreendedorismo - Casos e Planos de Negócios, lançado pela editora Campus/Elsevier, traz um estudo abrangente do empreendedorismo nos contextos corporativo, internacional esocial. Com enfoque prático no desenvolvimento de um novo negócio, a obra é um guia para empreendedores e também pode ser utilizada para estudantes de graduação e pós-graduação das disciplinas deempreendedorismo e criação de novos negócios no curso de Administração.
O livro traz cinco planos de negócios de sucesso, internacionais e de diversos ramos de atuação, como internet, varejo de alimentos e alta tecnologia médica. Embora o uso desses planos já estejadisseminado nos cursos de gestão de negócios e administração, seu conceito ganhou repercussão com a chegada das empresas de internet ou as pontocom. A chamada “nova economia” trouxe à tona anecessidade de se estruturar em formato de planos os diversos modelos de negócios concebidos pelos empreendedores de oportunidades. Para ilustrar a importância dessa obra como guia para quem quer tersucesso, o prefácio foi escrito por Luiza Helena Trajano, Presidente da Magazine Luiza, uma das empresas que mais crescem no país,
Atualmente, a importância de escrever um bom plano de negócio para qualquer empreendedor ou futuro empreendedor já está definitivamente incorporada. A obra procura explorar o tema sob uma ótica queainda é deficiente no Brasil: a falta de bons exemplos de planos de negócios. Os cases usados no livro são vencedores ou finalistas da maior competição de planos de negócios entre escolas de MBA nomundo, o Global Moot.
Além dos planos de negócios, são apresentados estudos de caso de cinco empreendedores, revelando o caminho que eles seguiram para realizar o sonho de empreender. Walter Mancini relatou suaexperiência à frente dos restaurantes da Famiglia Mancini. Outro exemplo citado no livro e a trajetória da aLeda, marca mundial de uma ideia original e brasileira que teve um faturamento milionárioem seus primeiros anos de vida são exemplos . O objetivo dos autores é facilitar o aprendizado sobre o tema, visto que, segundo eles, faltam livros voltados para a prática no assunto.
Os estudos de caso têm como fundamentação básica olhar a história do empreendimento sob a perspectiva do empreendedor. É preciso se colocar no lugar do empreendedor e vislumbrar o cenário sob aperspectiva dele, procurando simular uma situação que, muito provavelmente, estará próxima da realidade de qualquer futuro empreendedor.
“Os estudos de caso apresentados trazem uma importante ferramenta para ilustrar possíveis expectativas do empreendedor (ou futuro empreendedor), uma oportunidade de aprender com a voz daexperiência”, afirmam os autores.
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