sexta-feira, 18 de maio de 2012

Empresas Mostram as Inovações no 8º Fórum Nacional de Alimentação Escolar 2012

A Praça de Expositores da 8ª edição do Fórum que acontece nos dias 24 e 25 de maio em SP está recheada de novidades, os expositores apresentarão desde tecnologia que facilita a gestão e a operação naprodução de refeições, expansão na oferta de alimentos funcionais a projetos como cozinhas container que pode ser utilizada em locais remotos e programas de controle de resíduos e coleta seletiva delixo.
Realizado pela FENERC – Federação das Empresas de Refeições Coletivas, a 8ª edição do Fórum Nacional de Alimentação Escolar tem como foco central das discussões, a redução da obesidade na populaçãoinfantojuvenil.
Os últimos dados da pesquisa divulgada em 2011 pelo Ministério da Saúde mostram um crescimento de 5 vezes entre 1975 e 2009 do percentual de meninos e meninas de 5 a 9 anos com obesidade, passando de2,9% para 16,6%. De acordo com a pasta se este percentual for mantido deverá chegar a 46,5% em 2022.
Já entre jovens na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros estão com excesso de peso, em 1970 este índice era de 3,7%. Estimativas do Ministério apontam ainda que cerca de 525 mil crianças e140mil adolescentes têm obesidade mórbida no País.
Trazendo soluções para esta demanda, empresas fornecedoras do setor buscam cada vez mais inovações, novas tecnologias que melhorem seus processos produtivos, desenvolvendo alimentos com baixo teor desódio, gordura e açúcar e apresentando opções para um mercado que cresce ano a ano, mas que demanda mudanças de paradigmas, foco em qualidade de vida e saúde preventiva por meio de uma alimentaçãomais adequada, com visas a reverter um quadro preocupante, a da obesidade infantil no Brasil.
Para a Coordenadora Técnica do Fórum, a Nutricionista Dra. Joana D’arc Pereira Mura, “As empresas ligadas ao setor de alimentos e bebidas, vem trazendo inovações, para atender, as novas demandas domercado”. Diferentemente da década de 80, onde os avançaram sem pensar em sabor real da criança.
“Hoje isto tem muito a ver com o aumento do poder de compra, mudanças de escolaridade e informação, que acabam por modificar as percepções e consequentemente novas escolhas vão sesolidificando”.
PLACONTEC - Arquitetura Funcional e Gourmet
Especializada no Desenvolvimento de Projetos, Planejamento, Coordenação e Implantação de Cozinhas
Desde o começo em 1976, a Placontec colocou à disposição de seus clientes a mais ampla gama de serviços de consultoria e assessoria especializada, podendo realizar desde um estudo de viabilidade ouassessoria na conceituação básica de um novo empreendimento, até o projeto técnico funcional. Além de desenvolver trabalhos de projetos e implantação de empreendimentos na área da hotelaria, tendoparticipado da maioria dos empreendimentos mais importantes e inovadores realizados desse setor.
Arquitetura Gourmet é elevar a sensação de bem estar.
A PLACONTEC, e seu principal parceiro o ARQUITETO PAULO LUCIO DE BRITO http://paulolucio.arq.br/ aplicam as mais eficientes técnicas na elaboração dos projetos arquitetônicos voltados à CozinhaIndustrial e seus Restaurantes. A arquitetura funcional é incansavelmente discutida para que todos os objetivos: estética, conforto, funcionalidade, racionalidade, economia, sustentabilidade e tudomais sejam alcançados.
A Placontec é a parceira da FENERC no 8º Fórum onde juntamente com seus parceiros será a responsável por toda concepção da Praça de alimentação, desde o lay out ao wellcome coffee, coffee break ebrunch.
A Placontec conta com o apoio de diversos parceiros na operação da Praça de Alimentação, entre eles:
FORNOS PRÁTICA – www.praticafornos.com.br
NETTER – www.netter.com
AÇOS MACOM www.acosmacom.com
NUTRISAUDE – www.nutrisaude.com.br
COZIL – www.cozil.com.br
TOPEMA – www.cozil.com.br
Saiba Mais: www.placontec.com.br
Stillus:www.stillusalimentacao.com.br
Nutrisaude
Fundada em 1990 na cidade de Ivaí, interior de São Paulo a empresa tem origem na prestação de serviços para o setor público. A atualmente tem sua sede administrativa na cidade de Bauru.
Em de 2005 a Nutri Saúde recebeu seu certificado de qualidade ISO 9001. Com a evolução dos bons resultados obtidos no mercado de soluções em alimentação, a Nutrisaude entendeu a necessidade defortalecer sua base administrativa e constituiu o seu CSC – Centro de Serviços Compartilhados, que hoje oferece suporte a excelência para mais de 100 unidades de operações espalhadas por todo oBrasil com aproximadamente 1.200 profissionais em todo o Grupo Nutrisaude.
Especializada em prestação de serviços para o setor de Refeições Coletivas em órgãos públicos e privados, hospitais, escolas, empresas e usinas, a Nutrisaude será a parceira da Placontec e do Fórum,onde uma equipe de colaboradores estará produzindo a alimentação que será servida a todos os participantes do evento, desde congressistas a visitantes e expositores.
A Nutrisaude inicia seu processo para as seguintes certificações:
SA8000 (Responsabilidade Social); ISO 14001 (Gestão Ambiental), OHSAS18001 (Segurança e Saúde), SGI (Sistema de Gestão Integrada).
Saiba mais: www.nutrisaude.com.br
McGrif
A McGrif fará seu lançamento mundial durante o 8º Fórum, é o McRefresco em caixinhas de 200 ml, acrescido de 100mg de vitamina C e apenas 20 calorias.
A McGrif é uma indústria especializada na elaboração de bebidas não alcoólicas como concentrados para refrescos, sucos, néctares, cafés e bebidas lácteas. A empresa conta com unidades nos EstadosUnidos, Uruguai e Brasil. A unidade brasileira aplica as boas praticas de fabricação de acordo aos padrões exigidos pelo FDA dos Estados Unidos. A qualidade nutricional dos nossos produtos e asegurança alimentar é garantida por uma equipe com expertise internacional.
O produto será a novidade no Fórum, trata-se de uma bebida adoçada com sucralose, que “imita” o sabor do açúcar e tem ação apenas nas papilas gustativas, ou seja, não é sintetizado pelo organismo.Sem corantes artificiais, sem aromas artificiais. Segundo a McGriff o diferencial do produto, além da nutrição completa é seu sabor inigualável.
De acordo com fontes da McGif do Brasil, “a empresa participa pela primeira vez do evento motivada pelo sucesso das edições anteriores e pela oportunidade de apresentar a sua linha de produtos aopúblico de profissionais nutricionistas que trabalham com a gestão de alimentação escolar. O mercado de Alimentação Escolar é o que mais cresce no Brasil, portanto a empresa que é especializada nafabricação de bebidas não alcoólicas para o setor escolar espera aumentar o seu faturamento em 30% no ano de2012. “Saiba mais: www.mcgrif.com
Fenix
A Fenix, empresa sediada na zona leste da capital paulista, fornecedora de carnes, peixes, aves, embutidos, congelados, como brócolis, batatas, ervilhas aumentou a oferta de peixes e aves para osegmento.
Mostrará durante o Fórum alguns produtos inovadores como peixes sem espinhos empanados e partes de frangos prontos para o consumo, que em 15 minutos de forno ou panela estão prontos. Além disso, aempresa está atenta às novas tendências e comportamento deste consumidor, apresenta solução que vão de encontro as necessidade em termos de saúde do consumidor, como a redução de sódio em seusprodutos, e a oferta de peixe selvagem de mar, como a tilápia que é alimentada com ração animal. Saiba mais: www.fenixsp.com.br
Biomassa de Banana Verde contém amido resistente, nutriente que agrega valor nutricional aos alimentos, tem baixo custo e grande oferta de banana no país.
A Vale Mais Alimentos empresa localizada em Itariri no Vale do Ribeira, SP região que concentra a maior produção de banana no Brasil participa pela 3ª vez consecutiva no Fórum. Desenvolveu a biomassade banana verde e hoje disponibiliza o produto ao mercado varejista, à indústria de alimentos e ao o setor de alimentação escolar. Seu principal composto bioativo é o amido resistente. Com vastaliteratura científica, os estudos apontam os benefícios do nutriente para diminuição de peso, de índices glicêmicos e aumento do bom colesterol. Para indústria funciona como emulsificante, espessantee pode substituir um percentual significativo da farinha de trigo, além se ser rica em potássio, sais minerais e diversas vitaminas e não conter glúten, beneficiando também pessoas intolerantes aoglúten.
Durante o Fórum a Vale Mais Alimentos deverá apresentar os novos que vão de sucos, patês a pães, produtos desenvolvidos por outras empresas com suporte técnico da Vale Mais.
Saiba mais: www.valemaisalimentos.com.br
Alibra: Tecnologia em Alimentos e Nutrição
Já a Alibra empresa sediada em Campinas, no interior de São Paulo é comandada por 3 Engenheiros de Alimentos. Atua há mais de 11 anos fornecendo ingredientes funcionais para a indústria alimentícia,mercados varejo e institucional e avança com novos produtos funcionais e soluções personalizadas para o segmento de alimentação escolar.
A empresa desenvolve projetos especiais e individualizados, de acordo com as necessidades do programa institucional de cada prefeitura. As formulações, exclusivas e personalizadas, são cuidadosamenterealizadas por uma equipe técnica especializada.
Sempre em busca de tecnologias inovadoras para oferecer aos seus clientes, a Alibra possibilita incorporar em seus produtos, ingredientes funcionais microencapsulados. Esta tecnologia pode seraplicada em diversos alimentos e oferece vantagens como melhoria das características sensoriais, maior biodisponibilidade e etc. Entre os produtos já disponíveis estão os sistemas com: ômega3 (fontede peixe), quitosana, fitosterol, cafeína, cálcio, sulfato ferroso, vitaminas e probióticos.
Entre os produtos para a alimentação escolar destaques para: Achocolatados, compostos lácteos, bebidas Lácteas, sobremesas Lácteas (cremes, pudins, flans, entre outros), misturas lácteas, farinhaláctea e mingaus, leite. Saiba mais: www.alibra.com.br
Risa School/Risotolândia-Cardápios para todos os paladares
O RISA School é um novo conceito de trabalho, que leva também educação nutricional para as crianças, professores e funcionários das escolas internacionais. Além de planejarem a alimentação, osnutricionistas dão dicas saudáveis, orientam as crianças no que comer e fazem acompanhamento de peso e altura. “Há casos de colesterol alto e alguns com sobrepeso, então buscamos orientar,principalmente as crianças, em como se alimentar bem e de forma saudável para o organismo”, conta a nutricionista Graziela Peroza, coordenadora do Risa School. Segundo a nutricionista, a educaçãonutricional acontece dentro e fora do restaurante da escola, por isso, alguns materiais explicativos sobre cada tipo de alimento são distribuídos.
Alem disso, a Risa School investe nas cozinhas das escolas, se necessário, para oferecer aos alunos alimentos mais saudáveis e apetitosos, como por exemplo, o forno combinado que assa os alimentoscombinando calor seco com vapor e confere aos alimentos um aspecto de fritura sem utilização de gordura. Entre outros investimentos estão também máquinas de lavar louças que agiliza o processo dehigienização, processador de alimentos que possibilita cortes especiais dos alimentos e expremedor de frutas para os sucos naturais.
Saiba Mais: www.risarefeicoes.com.br/www.sisotolandia.com.br
Teknisa Software - Tecnologia Facilita os Processos Técnicos/ Operacionais
Fundada em 1990, a Teknisa atua na produção de softwares voltados para o setor de alimentação fora do lar. Atualmente, a empresa é líder no mercado latino-americano e começa a ampliar seu mercado naEuropa e nos Estados Unidos. Com seus sistemas implantados em cerca de 3000 empresas, totalizando aproximadamente 15.000 sistemas comercializados, a Teknisa é provedora de soluções ágeis no que serefere à gestão empresarial. Estruturada para oferecer a melhor prestação de serviços em informática, a empresa conta com profissionais – suportes, analistas, consultores e instrutores – altamentecapacitados nas mais avançadas tecnologias. Soma-se a isso uma metodologia de implantação eficiente, capaz de reduzir tempo e recursos.
Com ampla rede se serviços, a empresa oferece desde a implantação, auditoria, diagnóstico, treinamento e manutenção.
Saiba mais: www.teknisa.com
Iotti - A Griffe da Carne
A Iotti é uma empresa com tradição familiar de aproximadamente noventa e oito anos e atua com muita responsabilidade no mercado de carnes bovinas, suínas, aves, pescados e embutidos no segmento devarejo. Buscou novo segmento com produtos termoprocessados com o objetivo de atender aos programas de Alimentação Escolar, Restaurantes, Fundações e outros. A região de atuação são principalmentemunicípios do Estado de São Paulo, com perspectivas para os Estados do Paraná, Bahia e Pará.
A Iotti encontra-se em expansão física, buscando também novos produtos com qualidade e atendimento diferenciado junto aos seus clientes. Seu quadro atualmente é composto por quarenta colaboradoresdiretos, devidamente acompanhados por técnicos responsáveis.
A empresa está localizada no Município de Jundiaí, interior de São Paulo.
Durante o 8º Fórum de Alimentação escolar, apresentará seus produtos e propostas para o segmento. Saiba mais: iotti.griffe@terra.com.br
Laticínios Parmato-Especializada no Processamento de Requeijões e Queijos
Localizada no Município de Ipê, Interior de São Paulo a Parmato está instalada em uma área de18. 000 m² , com 1.569 m² de área construída. Formatada com os mais modernos equipamentos, a empresa temcapacidade para processar até 150 mil litros de leite por dia.
Com amplo portfólio de produtos a Parmato disponibiliza requeijões em diversas especificações e embalagens, queijos mussarela e provolone.
Linha Bisnaga: Requeijão Parmato em Bisnaga de 1,535kg, 1,8kg, 400gr e bisnaga de 1,2kg. Linha Copo: requeijão copo tradicional de 220g e requeijão cremoso parmato light com 40% menos caloria com220g.
Linha Balde: Requeijão Parmato em balde de 3,6kg.Parmato Mussarela peça com 4kg.Parmato Provolone peça com 5kg.Linha Parmaggio Bisnaga com 1,8kg , requeijão cremoso com amido modificado parmaggio emsache com 250g, Parmaggio em balde com 3,6kg, requeijão cremoso com amido modificado.Fornato: requeijão cremoso em bisnaga de 1,8k e requeijão Fornato em balde com 3,6kg.Tem ainda o Parmilk –requeijão em bisnaga de 1,8kg.
Saiba mai: www.laticiniosparmato.com.br
JBS/Friboi participa pelo segundo ano consecutivo do Fórum Nacional de Alimentação Escolar
A JBS é a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo, atuando nas áreas de alimentos, couro, biodiesel, colágeno e latas. A companhia está presente em todos os continentes, complataformas de produção e escritórios no Brasil, Argentina, Itália, Austrália, EUA, Uruguai, Paraguai, México, China, Rússia, entre outros países.
Com acesso a 100% dos mercados consumidores, a JBS possui 140 unidades de produção no mundo e mais de 120 mil colaboradores focados no sucesso da companhia, sustentado pelo espírito

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