sexta-feira, 18 de maio de 2012

Norma ISO 14001 passa por revisão

A norma de sistema de gestão ambiental ISO 14001 está atualmente em revisão. Alterações significativas na norma são esperadas quando a versão final for publicada em Janeiro de 2015.
Informações sobre a revisão:
•Será baseada no ISO Guide 83, que é a nova “estrutura de alto nível para normas de sistemas de gestão e termos e definições comuns fundamentais para estes sistemas”. O ISO Guide 83 será a novaestrutura comum para todas as normas de sistemas de gestão, que atualmente está na fase final de comentários, antes de ser publicado.
•O relatório sobre um estudo da ISO (International Organization for Standardisation), “The future challenges of environmental management” (Os desafios futuros da gestão ambiental) deve serconsiderado para a revisão. Neste relatório, 11 temas e tendências são analisados, e recomendações são feitas sobre como elas devem ser aplicadas na revisão da ISO 14001. Entre várias recomendações,é citado que a ISO 14001 deve tomar em consideração os princípios da norma de responsabilidade social, a ISO 26000. Outra recomendação é reforçar a avaliação de desempenho e esclarecer a necessidadede melhorias no desempenho ambiental.
•A revisão deve assegurar a conservação e melhoria dos princípios básicos e dos requisitos da ISO 14001:2004.
Cronograma da revisão da ISO 14001
O processo de revisão teve inicio em Fevereiro de 2012 e levará três anos. O primeiro esboço do Comitê está previsto para ficar pronto no início de 2013, e o Draft International Standard (DIS) até ofinal de 2013. O DIS final deve estar pronto em meados de 2014, e a norma final revisada deve ser publicada em Janeiro de 2015.
Envolvimento da DNV Business Assurance no processo de revisão
A DNV Business Assurance segue o processo de revisão de perto. Com representantes da DNVBA sendo nomeados como delegados especialistas nacionais no grupo de trabalho da ISO, também estamoscontribuindo diretamente com nossa experiência para desenvolver a revisão da norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário