É o terceiro livro do pesquisador Elias Jabbour sobre a China, em que faz abordagens que vão desde a questão agrária e ambiental até problemas regionais, passando pela industrialização do país e suapolítica de ciência e tecnologia.
“São mais de quinze anos de interesse em pesquisar os elementos que levaram a China a sobreviver ao processo que levou ao fim da União Soviética e a queda dos governos socialistas nos países do LesteEuropeu no início da década de 1990”, esclarece Elias Jabbour.
Segundo o autor, a China de hoje é produto de uma fusão entre o Estado Revolucionário fundado por Mao Tsétung, com o Estado Desenvolvimentista internalizado por Deng Xiaoping.
O motor do desenvolvimento da China deixou de ser o litoral para ser o interior pobre do país. E este espetacular crescimento econômico chinês é fruto de uma decisão política e visão estratégica queserve de amparo à maximização do mercado, do planejamento, da iniciativa privada e da propriedade estatal dos meios de produção.
“O que tem avançado é o domínio da grande produção socializada sob a forma de 149 conglomerados estatais, um sistema financeiro estatal e um controle estatal sobre os mecanismos fundamentais doprocesso de acumulação. O que é estratégico é estatal. A propriedade privada é ancilar ao capital privado e estrangeiro. O que demonstra o livro é que ambas as formas privadas de propriedade estão aserviço do desenvolvimento das forças produtivas de um país socialista”.
O livro “China Hoje - projeto nacional, desenvolvimento e socialismo de mercado”, tem apresentação do professor da USP, Armen Mamigonian e o prefácio é do filósofo italiano, Domenico Losurdo. São 456páginas, editadas em conjunto pela Editora Anita Garibaldi e Editora da Universidade Estadual da Paraíba.
Sobre o autor - O autor é doutor em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, membro do Conselho Editorial da revista Princípios, pesquisador da Fundação MaurícioGrabois e do Núcleo de Estudos Asiáticos do Departamento de Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC e da UERJ.
O autor está à disposição da imprensa para maiores detalhes.
Século Comunicação Integrada - Lourdes Augusto(Lourdeca) MTb-14.650
Nenhum comentário:
Postar um comentário