quinta-feira, 17 de maio de 2012

SunGard identifica dez tendências que influenciarão o setor bancário internacional

“Para muitos bancos, a questão não é ‘o que fazer para ter sucesso’, mas sim ‘como sobreviver’”, diz David Hamilton, presidente da área de banking business da SunGard, líder mundial no setor deserviços de software e tecnologia. Fundamentalmente, o modelo bancário global mudou, e uma transformação está ocorrendo na forma como o dinheiro está sendo gerido, enquanto bancos se esforçam parareconstruir a confiança e criar valor para seus acionistas. Um foco de investimento para os bancos é assegurar a conformidade regulatória e a garantia de que acionistas entendem inteiramente e podemgerenciar suas exposições a risco. Ultimamente, estes investimentos precisam gerar estratégias de processo decisório com mais informações e ajudar a permitir um retorno à lucratividade para obanco.
A SunGard identificou dez tendências que estão moldando a indústria bancária, conforme bancos buscam capitalizar com mudanças, por meio de transparência, eficiência e network:
1. Bancos precisarão de transparência em seu custo de caixa para ajudar a garantir que enquanto requerimentos regulatórios para adequação de capital são preenchidos, caixa adicional preventivo eestratégias de reserva de capital não impactem tão pesadamente o Retorno sobre o Patrimônio (ROE), impedindo lucro e objetivos de crescimento das organizações.
2. Varejo, bancos comerciais e privados estão se esforçando por uma gestão de clientes robusta, com a finalidade de otimizar o relacionamento com clientes e reconstruir a confiança perdida devido àcrise financeira.
3. Com fatores macro-econômicos causando volatilidade no comportamento dos consumidores, os bancos precisam proteger depósitos e validar continuamente suas estratégias de empréstimos para aprimorar arentabilidade ajustada ao risco.
4. Os bancos estão buscando uma abordagem integrada da empresa para uma gestão de risco estratégica para ajudar a atender requisitos regulatórios e alocar capital de forma mais eficiente.
5. Os bancos também estão procurando compreender o verdadeiro perfil de risco de seus negócios individuais para ajudá-los a tomar decisões sobre alienação e potenciais aquisições, para reorganizarseu modelo de negócios para áreas mais avessas a risco.
A longo prazo:
6. O crescimento exponencial no uso de dispositivos móveis em todo o mundo significa que os bancos precisam de uma abordagem de mobilidade integrada – assim como os clientes esperam cada vez maisserviços bancários "sempre conectados e sempre acessíveis".
7. Bancos estão sob crescente pressão para aprimorar a transparência dos negócios, dado o crescente impacto que políticas ‘populares’ e grupos de interesses especiais tiveram sobre reguladores epolíticas governamentais.
8. A intermediação financeira mudará estruturalmente, conforme surgem modelos alternativos de bancos, e a inovação tecnológica e a desregulamentação aceleram 'não-bancos´, em especial para programasde inclusão financeira para aqueles sem acesso aos serviços bancários.
9. A tensão entre os reguladores, mercados e investidores continuará, conforme reguladores bancários exigem uma maior transparência e menor risco, e enquanto os investidores do banco continuarem aprocurar maiores níveis de retorno sobre seus investimentos.
10. Inovação tecnológica e taxas de adoção significam que varejo, bancos comerciais e privados estão re-examinando como capturam, segmentam e atendem sua base de clientes, conforme as estratégiasexistentes para o perfil demográfico por sexo, idade e ‘eventos chave da vida’ deixam de fornecer informações precisas sobre as expectativas do cliente.
Michael Versace, diretor de pesquisas da IDC Financial Insights, afirma: “As disciplinas de risco e o papel da análise estão rapidamente se tornando a essência do setor bancário – redefinindo dealguma forma o que é a essência do setor. Enquanto empréstimos, depósitos, Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), tesouraria e outros serviços permanecem com significativa importância, astransações e serviços ao redor destes recursos estão rapidamente tornando-se uma aposta - capacidades de commodities requeridas simplesmente para estar no negócio bancário. Não se engane se serviçosde transações e ao cliente separarem o melhor de seus provedores bancários adequados, mas análises e capacidade de explorar com eficiência e eficácia grandes dados, modelagem avançada, na memória ecom decisões em tempo real através de canais e operações irão ajudar a aprimorar margens e distinguir aquelas que prosperam em mercados incertos e irregulares, daquelas que atrapalham”.
O Ambit da SunGard é um conjunto de soluções que ajuda bancos a enfrentar tempos desafiadores colaborando para garantir regulamentações de conformidade, aumentar a experiência multi-canal, aprimorara confiança do cliente, aumentar a eficiência em operações e garantir um claro insight quanto a exposição ao risco.
Saiba mais:
Video: SunGard’s David Hamilton on key challenges facing banks today.
Artigo: Anticipating the future of money management
Blog: Opportunities for banks in this age of ubiquitous mobility

About SunGard’s Ambit
O Ambit da SunGard é um conjunto de soluções bancárias para bancos de varejo, comerciais e privados. Esta solução disponibiliza aos profissionais da área bancária soluções de apoio a operações defront, middle e back office, bem como soluções de gestão financeira, de riscos e desempenho. O Ambit é uma ferramenta que ajuda as instituições bancárias a reter e atrair clientes, aumentar aeficiência da equipe, e garantir eficiência na mensuração e alocação do capital. Para mais informações, acesse www.sungard.com/ambit
Sobre a SunGard
A SunGard é uma das empresas líderes em serviços de tecnologia e software do mundo. Ela possui mais de 20.000 funcionários e atende mais de 25.000 clientes em 70 países. A SunGard oferece software esoluções de processamento para serviços financeiros, universidades e setor público. Ela também oferece serviços de recuperação de desastres, serviços gerenciados de TI, serviços de consultoria dedisponibilidade de informações e software de gerenciamento de continuidade dos negócios. Com renda anual de cerca de US$ 5 bilhões, a SunGard está na 434ª posição no ranking da Fortune 500 e é amaior empresa de software e serviços de TI de capital fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário